quarta-feira, 5 de junho de 2013

ENTENDA COMO FUNCIONA O PENSAMENTO SISTÊMICO



PENSAMENTO SISTÊMICO



Pensamento Sistêmico é uma nova forma de abordagem do desenvolvimento humano.Trata-se de uma abordagem complexa que percebe o desenvolvimento humano com base no contexto e nas relações estabelecidas; isto é,  que estuda como cada parte interage e se conecta formando o todo. (DANTAS, 2013)

O Pensamento Sistêmico permite uma visualização dinâmica dos relacionamentos. Para pensar sistemicamente é preciso olhar o mundo, o homem e entender que o indivíduo não é o único responsável por uma ação, mas sim que existem relações que mantém esta ação.  

Façamos um exercício rápido e pensemos como um comportamento afeta e é afetado pelo outro. Utilizaremos como exemplo o lixo, que antes de ser resíduo era recurso natural que foi extraído, beneficiado, embalado, comercializado, consumido e descartado. Parte desse resíduo é coletado e destinado novamente ao meio ambiente ficando exposto as variações naturais de meio. A  interação do resíduo com a chuva, o sol, os microrganismos produz substâncias que podem  contaminar os lençóis freáticos e o solo causando a contaminação da água, das plantações e gerando doenças nos seres humanos, que iniciaram a cadeia.

Como se vê uma ação produz uma reação em cadeia e intensidade diferentes. Tudo está conectado  gerando um impacto local, regional  e posteriormente global. É uma relação de co-participação e co-responsabilidade, ou seja, o problema do lixo é resultante da necessidade de uso de um produto e sua destinação depende da relação de responsabilidade que temos com a natureza e com nossos semelhantes.

Como vimos o pensamento sistêmico é um olhar complexo do todo. Pensar sistemicamente é buscar as conexões e se inserir dentro desse processo, a fim de buscar as relações de interdependência para traçar melhores alternativas.


Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

DANTAS, Patrícia Lopes. Pensamento sistêmico. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/psicologia/pensamento-sistemico.htm . Acesso em: 03/06/2013

FOTO: mensagensmaisvoce.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário