quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

AUMENTAR O CONTROLE DAS MULHERES SOBRE OS RECURSOS NATURAIS É VITAL PARA AMBIENTES PÓS-CONFLITO


RELATÓRIO DA ONU MOSTRA A IMPORTÂNCIA DA MULHER NO CONTROLE DOS RECURSOS NATURAIS EM PAÍSES DEVASTADOS POR GUERRAS



Relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Escritório da ONU de Suporte à Construção da Paz (em inglês, PBSO) mostra a importância das mulheres no acesso e controle dos recursos naturais( como terra, água, florestas e minerais) para assegurar a paz em países devastados pela guerra. (ECO&AÇÃO, 2013)

O documento “Mulheres e os recursos naturais: Desbloqueando o potencial para a construção da paz” revelou que as mulheres em países afetados por conflitos são as principais responsáveis pelo abastecimento de água, alimentos e energia das famílias e comunidades, mesmo assim elas enfrentam dificuldades na posse de terra, benefícios sobre os recursos naturais ou participação sobre a gestão dos recursos. Para o estudo, o não aproveitamento das mulheres na gestão dos recursos naturais pode perpetuar a desigualdade e prejudicar a recuperação pós-conflito. (IDEM, 2013)


O relatório do PNUMA termina pedindo a intervenção dos governos e da comunidade internacional para acabar com a discriminação no acesso, posse e uso de recursos naturais e aumentar o engajamento político e econômico das mulheres na gestão dos mesmos.


Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:

ECO&AÇÃO. Aumentar o controle das mulheres sobre os recursos naturais é vital para ambientes pós-conflito. In: EcoDebate. Disponível em: http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/11/aumentar-o-controle-das-mulheres-sobre.html . Publicado em; 11/11/13. Acesso em 11/11/13.

Foto: EcoDebate


Nenhum comentário:

Postar um comentário