sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PESQUISADORA BRASILEIRA USA CASCA DE BANANA PARA DESPOLUIR ÁGUA


CASCA DE BANANA PODE DESPOLUIR A ÁGUA


Equipe de cientistas liderada pela pesquisadora Claudineia Silva, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, em Piracicaba descobriu que cascas de banana trituradas podem funcionar como um remédio eficaz em águas poluídas por pesticidas.

Na busca por um produto capaz de absorver os pesticidas das águas dos rios Piracicaba e Capivari, e na estação de tratamento de água da cidade, os pesquisadores secaram cascas de banana maduras em um forno a 60ºC por um dia, depois trituraram e peneiraram para gerar um pó e então misturaram com a água poluída pelos pesticidas. Depois de agitado por 40 minutos e filtrado verificou-se que a biomassa conseguiu absorver 90% dos pesticidas usados em plantações de cana-de-açúcar e milho. (APUDE STRELAU, 2013)

O método se revelou eficaz e superior ao mecanismo mais usado (carvão ativado) por ser barato e atingir o padrão de potabilidade. Para a pesquisadora, a casca de banana teria custo zero e pode ser utilizada em regiões pobres. (IDEM, 2013)

Pesquisadores inteligentes e perspicazes nós temos, resta saber quando o governo aplicará essa ferramenta para tratar a água dos rios.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


STRELAU, Carol(Postagem). Casca de banana pode despoluir água. In: Info Online. Disponível em:http://ecoeacao2012.blogspot.com.br/2013/08/casca-de-banana-pode-despoluir-agua.html. Postado em: 01.08.13. Acesso em: 01.08.13

FOTO: camiloaparecido.blog.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário