sexta-feira, 28 de junho de 2013

RIO É SEDE DE CENTRO MUNDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL -RJ




ONU CRIA O CENTRO RIO+ NA UFRJ


Um ano após a Rio+20, o Rio de Janeiro recebe a  incumbência de criar projetos voltados ao estabelecimento de uma "economia verde" no mundo. Pois é, na segunda-feira (24) a ONU anunciou a criação do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável com sede na cidade do Rio. O "Centro Rio+" começou suas atividades com um seminário e vai servir de base para iniciativas sustentáveis e renováveis que vão contemplar todos os países, desenvolvidos e em desenvolvimento.

A sede do Centro Rio+ vai funcionar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e reunirá cientistas, pesquisadores e acadêmicos do mundo para apresentar ideias pró-desenvolvimento sem perder o foco na preservação. Este canal internacional de discussão iniciará seus trabalhos com discussões sobre clima, erradicação da pobreza, concepção de cidades e desenvolvimento sustentável. Sob a coordenação do brasileiro Rômulo Paes, o Centro Rio+ já conta com 30 integrantes, com um financiamento de US$ 4,5 milhões oriundos da Conferência Rio+20 e com o apoio de 25 parceiros, como o BNDES e a Fundação Getúlio Vargas. (MENDONÇA, 2013)

O fato do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) ter escolhido o Rio para ser a sede do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável é o reconhecimento do trabalho dos nossos cientistas e da participação do nosso país nas discussões internacionais. Porém, o que é realmente importante nessa escolha é a possibilidade de convergência de ideias e projetos para tomar decisões que irão impactar na vida da população mundial. Se tendo uma cidade sede de um projeto tão importante o Brasil não investir massivamente em projetos verdes, teremos um impasse de ordem mundial.

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIA:


Foto: PNUD/ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário