quinta-feira, 27 de junho de 2013

NOVA YORK INVESTE EM OBRAS PARA PREVENIR IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS - EUA


NOVA YORK INVESTE 19,5 BILHÕES EM PREVENÇÃO DE TRAGÉDIAS NATURAIS



Prefeitura de Nova York apresentou um plano de US$ 19,5 bilhões de dólares para obras que protejam a cidade do impacto das mudanças climáticas. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, divulgou um relatório de 400 páginas sobre os riscos que as mudanças climáticas representam para a metrópole e já anunciou as mudanças que começaram a ser desenvolvidas para garantir a segurança da cidade. (G1-SP, 2013)

Depois da passagem da Supertempestade Sandy, no fim de outubro, quando foi determinada a evacuação de 375 mil pessoas, a prefeitura percebeu a suscetibilidade da cidade aos fenômenos naturais e aos efeitos das variações climáticas e estima que até 2050, um quarto de toda a cidade, esteja em área inundável.

Pensando nas mudanças previstas para os próximos 40 anos, com o dobro ou triplo de dias muito quentes no verão e um aumento de mais de 0,6 metros o nível do mar, o plano municipal visa garantir que o metrô, os esgotos, a oferta de água, o trânsito, o sistema de distribuição de energia e de alimentos continuem a funcionar sem serem afetados por estes efeitos no futuro.Para isso foram propostos "37 projetos de defesa costeira" que incluem uma rede de muros, diques, dunas e outros tipos de proteção no entorno da cidade. (Idem, 2013)

O Plano de proteção da cidade tem medidas controversas como o bloqueio da visão do mar em alguns bairros e tem um custo significativo, mas segundo Bloomberg (apude G1-SP, 2013) “Não podemos frear a natureza. Então, se vamos salvar vidas, vamos ter que viver com nossas realidades".

Mesmo que o referido plano não seja perfeito a atitude da Prefeitura de Nova York de avaliar e se antecipar as consequências das mudanças climáticas mostra o compromisso de um governo que se preocupa com a vida de sua população, diferente do Brasil que sabe o período normal de chuvas e das enchentes e que nunca realizou nenhum plano efetivo de prevenção a tragédias.


Por: L. Gonçalo.



REFERÊNCIA:

G1-SP. Nova York cria plano bilionário de proteção contra mudanças climáticas. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/06/nova-york-cria-plano-bilionario-de-protecao-contra-mudancas-climaticas.html. Publicado em: 12/06/2013. Acesso em: 12/06/2013.

Foto:brasilsoberanoelivre.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário