sexta-feira, 5 de abril de 2013

SESSÃO ESPECIAL SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - REMÍGIO-PB


Foto: Nívea Costa


CÂMARA MUNICIPAL DE REMÍGIO-PB DISCUTE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER



A Câmara Municipal de Remígio – PB inovou ao realizar uma semana de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Pela primeira vez a Câmara de Vereadores, sobe a presidência da vereadora Maria das Vitórias Gonçalves, realizou em parceria com a Secretaria de Ação Social do município duas sessões especiais e um seminário para discutir a posição da mulher na sociedade e o aumento da violência contra a mulher.

A Sessão Especial do dia 05 de março de 2013 denunciou o aumento dos casos de violência contra a mulher e o abandono da antiga gestão que ficou oito anos sem notificar, investigar e denunciar os casos de violência no município. Na ocasião, a então Coordenadora de Epidemiologia, Lidjane Fernandes trouxe os casos de violência que ocorreram nos primeiros meses de 2013.

Em apenas 40 dias de levantamento a cidade registrou 26 casos de violência sendo 17 casos de violência contra a mulher. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Remígio em mais de 92% dos casos registrados, o agressor era do sexo masculino e 73% das pessoas agredidas no município são do sexo feminino. Desses casos investigados a referida secretaria notificou 3 casos de estupros e 2 óbitos por espancamento e esfaqueamento, sem contar os vários casos de violência sexual que terminaram em gravidez por incesto. Segundo a referida coordenadora vários casos de violência, relatados na sessão, estavam acontecendo há vários anos e eram provocados por pessoas do convívio pessoal como amigos e familiares.

Mas esse movimento em defesa da mulher não parou por aí. No dia 07 de março de 2013 ocorreu o Seminário “Mulheres: histórias, resistências e superação” que contou com a presença do promotor de justiça Dr. Sócrates da Costa Agra. O evento abordou os tipos de violência contra a mulher, a lei Maria da Penha, e trouxe um depoimento impactante da agricultora Angineide que falou do rapto, estupro e assassinato de sua filha Analice Macedo no município de Queimadas-PB.

A semana foi encerrada no dia Internacional da Mulher com uma Sessão Especial sobre a saúde da mulher e o papel da mulher na sociedade. A realização desses eventos foi um marco na luta dos direitos da mulher, mas infelizmente apenas os vereadores da situação ( Vitorinha, Napoleão, Kiko, João Barbosa e Josa Galvão) apoiaram e discutiram a temática.


Fotos: Nívea Costa

Como se vê casos chocantes de violência contra a mulher não são exclusividade de cidades grandes e Remígio está dentro da média nacional, fato que preocupa o governo localPor isso, a decisão da Câmara Municipal de Remígio e da Secretaria de Ação Social de denunciar e discutir a violência contra a mulher mostra o comprometimento do governo municipal na luta pela causa feminina. Cabe a cada cidadão remigense entender que violência sexual, psicológica ou moral é crime punível por lei e coibir todo tipo de agressão. 

A violência contra  a mulher está mais perto do que se imagina. Ela se disfarça através de nossos parentes e amigos e se revela implacável quando é descoberta.  Se sua vizinha, amiga ou familiar sofre algum tipo de agressão denuncie! Ligue 180. Sua identidade será preservada e uma vida será salva.
Por: L. Gonçalo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário