terça-feira, 30 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: SITUAÇÃO UTILIZA ACUSAÇÕES COMO ARMA NA DISPUTA PELO PODER







O crescimento da candidata Marina Silva transformou a disputa política num ring de perseguições e acusações. Em uma semana os programas eleitorais perderam sua função de divulgar programas de governo para se tornar verdadeiras novelas mexicanas com mocinhos, vilões, crises, dramas, e muito mais. E nessa novela Marina Silva foi transformada em bruxa, vilã, falsa, fofoqueira, louca e demais atribuições como se o povo brasileiro fosse louco e não visse a articulação do disse que disse. Nesse cenário de acusações quero chamar a atenção do povo brasileiro precisa se ater aos detalhes. 

O governo do PT, que está há 12 anos no poder e que assumiu um discurso de mudança mesmo querendo se manter no posto, está anunciando novos programas e investimentos com melhorias a perder de vista em todas as áreas. Mas se o PT sabe o que fazer e como fazer por que não fez até agora. Como um governo que não conseguiu fazer funcionar o que já existe vai realizar tantas MUDANÇAS? Nos principais ataques de Dilma a Marina destacam-se:

PRÉ-SAL: Trata-se de um recurso finito e de uma matriz energética altamente poluente, que é extraído das profundezas do oceano, com custos de extração altíssimos e que oferece riscos ao meio ambiente em caso de acidentes e vazamentos. Para Dilma nossa economia vai depender do pré-sal porque dele dependem a saúde, a educação, a geração de emprego e renda (como se a Petrobrás fosse empregar toda a população).  Fato é que basear nossa economia no petróleo é um retrocesso visto que as grandes nações estão mudando suas matrizes energéticas para se tornar independentes desse recurso. Investir fortemente no petróleo enquanto o mundo investe em outras fontes é o mesmo que investir todas as fichas em um negócio falido e nesse ponto Marina é muito mais consistente porque pretende investir em outras fontes energéticas e utilizar os recursos do pré-sal para saúde e educação.

AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL: O governo do PT critica a proposta e Marina de dar autonomia do Banco Central porque limitaria a manipulação do governo sobre a inflamação e o desemprego, mas o que o PT não fala é que as grandes nações do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Holanda, Nova Zelândia entre outros) têm bancos centrais independentes. E o que significa isso? Dar autonomia do banco central é permitir uma condução autônoma da política monetária, com mandatos definidos e sem subordinação ao Poder Executivo, operando para definir os juros de referência do país para manter os preços estáveis e o máximo nível de emprego na economia. (GLOBO, 2014) Ou seja dar autonomia ao banco central é positivo garantir a estabilidade econômica e forçar o governo conter os gastos e combater a corrupção.

VOTO CONTRA A CPMF: O imposto sobre movimentação financeira foi criado para aumentar os investimentos em saúde, mas esse dinheiro nunca foi usado para seu real destino, ele só serviu para aumentar a cota de impostos do povo e por isso mesmo foi banido. Se Marina votou contra, ela votou bem.
Analisando as principais acusações contra as propostas de Marina fica mais do que nítido que tanto o PT quanto o PSDB estão no limite do desespero. Se o governo do PT fosse essa maravilha que eles pintam no programa eleitoral e se seu programa de governo tivesse consistência, o mercado internacional não sofreria queda expressiva quando Dilma sobe nas pesquisas de voto. O fato é que o mercado internacional apresenta crescimento quando Marina cresce nas pesquisas porque ela representa uma mudança econômica real e isso é muito importante para o investimento de capital estrangeiro em nosso país.

O Brasil tem a chance de confiar em uma mulher que lutou contra as adversidades desde sua juventude, que teve uma carreira política limpa, que tem capacidade e experiência para atuar na política nacional, que não teme a perseguição nem a dificuldade e que optou por mudar de lado para manter seus princípios e buscar o sonho de um país melhor. Acreditar em acusações eleitoreiras de grupos que já governaram o país e não sanaram nossos principais problemas (saúde, educação, emprego, renda, segurança) é jogar fora a chance de tentar o melhor. É perder a capacidade de decidir por si próprio.
Faltam poucos dias para a eleição e a decisão é nossa. Cabe a você dar a Marina a chance de debater o seu programa com mais ênfase no segundo turno. Não seja leviano e dê a si mesmo a chance de avaliar com calma votando para um segundo turno consistente.

 

REFERÊNCIAS:

GLOBO, O. Modelo de Banco Central Autônomo ou independente foi criado em 1989. Disponível em: http://oglobo.globo.com/economia/modelo-de-banco-central-autonomo-ou-independente-foi-criado-em-1989-13931574#ixzz3EpQfh9l2. Acesso em: 30/09/14.

http://economia.uol.com.br/ao-vivo/2014/09/29/direto-da-bolsa.htm

Foto: www.revistacarasenomes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário