segunda-feira, 27 de maio de 2013

27 DE MAIO, DIA DA MATA ATLÂNTICA - BRASIL



DIA MARCA LUTA PELA MATA ATLÂNTICA


Hoje, dia 27 de maio, é o Dia Nacional da Mata Atlântica uma das florestas mais exuberantes do mundo e que vive ameaçada de extinção. A data marca uma história  de depredação do patrimônio natural que não é antiga. Com apenas 7% desse bioma em seu estado natural e com 60% dos animais ameaçados de extinção do país dependendo desse ambiente para sobreviver, a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas (públicas e privadas) e melhorar a gestão daquelas que já existem é emergente. (WWF-BRASIL, 2013)

A mata atlântica é um bioma muito ameaçado por abranger áreas onde se concentra a maior parte da população metropolitana brasileira. Mas além de ser o habitat de várias espécies animais e vegetais, ela contribui para o equilíbrio climático, produção de pescados e manutenção de rios.

Este é um momento de discussão sobre as recentes alterações no Código Florestal  e o cumprimento das regras estabelecidas por lei. Lutar pela preservação da mata atlântica é lutar pela vida. Cabe a cada um fazer a sua parte exigir um posicionamento do governo.


Por: L. Gonçalo.

Saibam mais sobre este bioma no vídeo abaixo:


Saiba o que a WWF - Brasil trabalha para conservar a Mata Atlântica:


REFERÊNCIAS:
COMETTI, Any. Dia da Mata Atlântica inspira luta pela defesa do bioma. In: Século Diário. Disponível em: http://www.seculodiario.com.br/exibir.php?id=8521 . Publicado em: 25/05/2013. Acesso em 27/05/2013.

WWF-BRASIL. Dia da Mata Atlântica marca desafio de proteger o que ainda resta. Disponível em:http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/mata_atlantica/dia_da_mata_atlantica/ . Acesso em: 27/05/2013.

FOTO: Cachoeira do Wellington. Itacaré- BA - L. Gonçalo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário