quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ÁGUA DOS CHUVEIRÕES DE BOA VIAGEM ESTÁ CONTAMINADA









Pesquisa realizada por estudantes de química industrial e farmácia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revelou que a água dos chuveirões da orla de Boa Viagem, no Recife, está contaminada. Para realizar a pesquisa os estudantes identificaram todos os poços perfurados ao longo da praia, aplicaram questionário com os barraqueiros, responsáveis pela instalação das bombas e coletaram amostras em 10 pontos dos 78 chuveirões identificados. Depois as amostras foram submetidas a uma análise microbiológica e físico-química que revelaram altas concentrações de Nitratos, Fósforos e coliformes fecais em taxas que podem acarretar prejuízos à saúde dos frequentadores. (DOTA, 2014)

Essa contaminação pode estar relacionada as condições precárias das bombas, ao costume das pessoas de urinarem no banho, somadas a possibilidade de contaminação por tubulações de esgoto que são despejados no local e que contaminam o lençol freático. A constatação dessa contaminação pode ser ainda maior porque essa água pode contaminar os poços artesianos dos prédios localizados na orla. Novas coletas estão sendo realizadas para avaliar o que está causando a contaminação. (IDEM, 2014)

Esse tipo de notícia revela a falta de respeito do brasileiro com um bem tão precioso,  a água. Enquanto os rios e lagos de países do hemisfério norte são limpos, os nossos rios urbanos são transformados em esgoto aberto e a contaminação que fazemos no solo contaminam os lençóis freáticos. Mas se água fosse importante no Brasil, o governo de São Paulo investiria mais na área e faria racionamento...

Por: L. Gonçalo.

REFERÊNCIAS:

DOTA, Renata. Pesquisa revela que água dos chuveirões e Boa Viagem está contaminada. IN: Blog do Jamildo. Disponível em: http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2014/11/10/pesquisa-da-ufpe-revela-que-agua-dos-chuveiroes-de-boa-viagem-esta-contaminada/. Publicado em: 10/11/14. Acesso em: 14/11/14.

FOTO: Divulgação/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário