VÍDEOS


SESSÃO INTERATIVA


Este espaço foi inaugurado em comemoração ao Dia do meio Ambiente (05 de junho)  para postagens de vídeos que inspiram a reflexão sobre a nossa relação com o Meio Ambiente em todas suas vertentes (econômica, política, social, cultural e ambiental).

A partir de hoje, todos os nossos leitores poderão participar através de indicação de vídeos do You Tube. Para participar é só enviar um e-mail com seu nome e o título do vídeo para ambienteediversidade@gmail.com.

Postaremos o material anunciando sua indicação. Sua participação é muito importante. Faça parte de nossa equipe.

Atenciosamente,


Equipe Ambiente e Diversidade. 

_________________________________________________________________
Postagem de maio de 2014.



         Este vídeo é sobre uma ilha no oceano, localizada a mais de 2.000 quilômetros de qualquer outra zona costeira,  habitada por algumas espécies de aves marinhas. Parece um lugar ermo e seguro para as espécies nativas, mas o vídeo revela que nossa sede de plástico é muito mais ampla do que pensamos. Preste atenção e entenda o problema do plástico nos mares e oceanos.



Aqui mais um vídeo sobre o lixo nos oceanos:





Cuidar dos oceanos também é nossa responsabilidade.


Vídeos: You Tube.


_________________________________________________________________

 Postagem de março de 2014.




POR QUE É IMPORTANTE PRESERVAR E RECUPERAR OS AMBIENTAIS NATURAIS?




Os ambientalistas e simpatizantes enfatizam a importância da sensibilização das pessoas para a preservação de ambientes naturais por uma questão óbvia,  para garantir a manutenção e o equilíbrio dos ecossistemas, dos  biomas, ou seja, da natureza em si.  Mas nosso senso de crescimento acaba “justificando” a derrubada de florestas, a canalização de rios e o aterramento de mangues.

Poderia citar inúmeros teóricos e cientistas da área ambiental para justificar a importância da presença de todos os seres vivos para o equilíbrio natural, mas como "uma imagem vale mais de mil palavras" escolhi este vídeo que mostra como a reintrodução de lobos que já estavam praticamente extintos, na década de 90, no Parque de Yellowstone ( EUA), conseguiu estabilizar a Cascata Trófica (processo ecológico que se inicia no topo da cadeia alimentar e se desenrola até a base da cadeia).

A manutenção dos ambientes naturais é a garantia do presente e do futuro das gerações porque nossa ciência, medicina e tecnologia dependem da natureza. Assista o vídeo e entenda!






Vídeo: Como lobos mudam os Rios. Retirado do You Tube.
Foto: www.unisinos.br



_________________________________________________________________
Postagem do dia 26 de novembro de 2013.

O consumismo é um dos empecilhos para  sustentabilidade. Entenda como algumas escolhas podem fazer diferença e como o desenvolvimento de novas tecnologias podem auxiliar nesse processo. 


Globo News discute o tema:




_________________________________________________________________

Postagem do dia 18 de outubro de 2013.




ANIMAÇÃO MOSTRA OS RISCOS DO CONSUMO E DA PRODUÇÃO DESENFREADA


A animação “Man”, de Steve Cutts, utiliza uma linguagem chocante para mostrar como o ser humano se julga superior perante os demais seres vivos do planeta. O autor se volta especificamente para o modelo de desenvolvimento das indústrias e mostra como empresas atuantes no ramo da moda, gastronomia e até mesmo decoração usam os animais e os bens naturais de forma brutal.

“Man” faz uma alerta sobre o estilo de vida adotado pelo homem e sobre as consequências dessa escolha. Essa animação dever ser vista, discutida e compartilhada, porque a humanidade precisa entender que a devastação terrestre pode ocasionar o fim de diversas espécies e recursos naturais fundamentais a manutenção da vida no planeta.

Confira o Vídeo:




_________________________________________________________________

Postagem do dia 15 de agosto de 2013.

Muito se fala em sustentabilidade, mas será que você sabe o real conceito dessa expressão? Achei esse vídeo na Internet que traz de forma simples a complexidade da sustentabilidade. Veja e aprenda!




___________________________________________________________________

Postagem do dia 01 de julho de 2013.

Com toda a ebulição política nacional precisamos refletir sobre a saúde em nosso país. Este vídeo é um recorte do abandono nacional e enquanto crianças como Ruth morrem políticos recebem assistência saúde no valor de 8 mil reais. 


Vejam e reflitam!




___________________________________________________________________

Postagem do dia 19 de junho de 2013.

Em meio as manifestações populares contra péssimos serviços públicos e o aumento do custo de vida no Brasil,  vamos refletir sobre os gastos com a copa do mundo a partir do vídeo de Carla, uma brasileira que mora nos Estados Unidos e que chamou a atenção do mundo. Confira, reflita  e compartilhe!






_________________________________________________________________

Postagem do dia 07 de junho de 2013.


Confiram as palavras de Severn Suzuki, a menina que calou a Rio 92 por seis minutos. Depois de 20 anos ela voltou ao Brasil e como mulher, mãe e cientista falou da importância de sermos verdadeiros. Segundo ela só depois de admitirmos nossa responsabilidade poderemos fazer o que é preciso.


Severn Suzuki na Rio + Social





Deixe sua opinião. Comente nossas postagens.


___________________________________________________________________

Postagem do dia 05 de junho de 2013.


No Dia do Meio Ambiente convidamos todos os leitores para fazer uma reflexão sobre  a nossa relação com o meio ambiente a partir de três vídeos. O primeiro é um discurso de uma garota na Eco 92, que mesmo depois de 21 anos ainda é  atual, o segundo é El Planeta Tierra eres tú de Carlos Chavira e o terceiro é o premiado Ilhas das Flores de Jorge Furtado. Dois vídeos interessantíssimos. Vejam e comentem!




A garota que calou o mundo 





El Planeta Tierra eres tú!



Ilha das Flores


___________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Maravilha!!! É assim que vamos construindo o mundo que queremos, de paz, luz, harmonia e acima de tudo de respeito a todos os seres vivos da mãe natureza e ao meio ambiente como um todo.

    ResponderExcluir